A evolução da contabilidade na era digital

A evolução da contabilidade na era digital

O serviço contábil é visto como um trabalho burocrático por muitas pessoas. Muita gente ainda imagina um ambiente parecido com o de repartições, com pessoas engravatadas acumulando papéis com guias para pagar e outros documentos. Não é de hoje que isso mudou. A era digital trouxe muita evolução à contabilidade, e ela não para de acontecer.

Todas as profissões estão presentes no mundo digital e vêm passando por transformações. A contabilidade não é diferente. Um dos responsáveis, no entanto, é o próprio governo, que encabeçou uma série de exigências que fizeram profissionais e escritórios migrarem para a contabilidade online.

As exigências da era digital

A evolução da contabilidade na era digital chegou junto com o SPED. Já ouviu falar? É o Sistema Público de Escrituração Digital, regido pela Receita Federal. Este sistema integra as principais obrigações contábeis das empresas, que antes podia ser feita de forma manual. Ou seja, agora o trabalho é todo digital, inserindo os escritórios neste mundo.

Nota Fiscal Eletrônica, e-Social, Escrituração Fiscal e Contábil, dentre outros serviços são feitos todos dentro do SPED.

Isso acelerou ainda mais outra evolução da contabilidade na era digital: os sistemas para gestão contábil. Cada vez surgem mais alternativas para que escritórios e profissionais possam reunir os dados dos clientes e fazer as operações de forma integrada.

Essas medidas aceleram o trabalho e diminuem a burocracia. A automatização dos processos, trazida pela era digital, permite ao contador cuidar de outras necessidades dos clientes, em áreas mais analíticas e menos operacionais.

Se alguém pensava que o profissional contábil seria posto de lado na era digital, pensava errado. Há apenas o favorecimento aos profissionais que conseguem lidar com mais de uma área da contabilidade, além do básico.

A evolução da contabilidade não pode parar

A era digital fez com que a contabilidade evoluísse também na parte organizacional. O intercâmbio de documentos e dados passou para o mundo virtual, de forma segura e prática.

Dessa forma, a papelada só diminui e o fluxo de dados é muito mais rápido. Plataformas como Google Drive, Google Meet, Trello, Genius Scan, dentre outras, trouxe a melhora evolução no fluxo de informações.

Documentos são salvos em nuvem, podendo ser acessados de qualquer lugar. Da mesma forma, a equipe de contabilidade consegue trocar informações por meio de programas e o cliente ainda pode participar de tudo isso!

Por fim, se a evolução da contabilidade na era digital começou no processamento de dados e tarefas, ela agora incorpora outras novidades.

Uma delas é a inserção do marketing digital, como forma de difundir conhecimento e informação, além de atrair novos clientes que estão no mundo online. A contabilidade percebe cada vez mais que está inserida em um mundo digital e que esse processo é irreversível.

O mundo segue mudando e o trabalho contábil precisa ser aprimorado cada vez mais, para diminuir a burocracia e ser mais ágil, atendendo os anseios dos clientes e a necessidades que o mundo moderno traz.

Se impostos seguem cobrados, empresas seguem abrindo e fechando, então a contabilidade será sempre necessária, evoluindo cada vez mais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email

Preencha os campos abaixo que entraremos em contato!