Freelancer Pode Ser MEI?

Você está pensando em se tornar um freelancer para desfrutar de liberdade profissional, flexibilidade em seus horários e escolha de seus projetos? O status freelance é cada vez mais cobiçado no Brasil e em todo o mundo.

Muitos funcionários querem deixar seus empregos para se tornarem trabalhadores independentes e possivelmente se beneficiar de um melhor avanço na carreira. Antes de se tornar freelancer e começar os seus primeiros projetos, você tem uma escolha muito importante a fazer.

Tem que escolher o seu estatuto jurídico. Este irá afetar diretamente a sua cobertura social e os seus impostos quando começar a exercer seu trabalho. Aqui estão algumas dicas para o ajudar a escolher o seu estatuto jurídico.

Definição de freelancer

 Freelancer é um termo que corresponde ao trabalhador por conta própria. Ao contrário do funcionário, não há vínculo hierárquico entre o freelancer e seu cliente. Além disso, uma das vantagens do status de freelance é acumular vários clientes ao mesmo tempo para aumentar sua receita.

Esta falta de subordinação é a principal diferença entre um contrato freelance e um contrato de trabalho tradicional. O status de freelance é popular em todo o mundo. Os trabalhadores independentes se espalham por várias áreas profissionais, como TI, fotografia, maquiagem, design gráfico, etc.

As vantagens do status de freelancer

O status de freelancer tem várias vantagens interessantes, seja em termos de flexibilidade ou organização. A principal vantagem de ser autônomo é poder ser seu próprio chefe. Não há vínculo hierárquico, então você pode escolher como trabalhar. Você mesmo seleciona os clientes com os quais quer trabalhar e as tarefas que deseja completar.

Além disso, gere livremente o seu ritmo de trabalho e horários. Você pode adaptá-los mais facilmente ao seu estilo de vida. O horário de um freelancer é totalmente personalizável, desde que as missões sejam concluídas a tempo.

O mesmo vale para o local de trabalho que não é fixo. Você pode trabalhar em diferentes locais, dependendo da sua situação. Finalmente, o freelancer é pago pelo seu valor justo. Assim, ele pode recusar uma tarefa se o preço não lhe parecer correto.

As desvantagens do status de freelancer

O estatuto freelance tem várias vantagens, mas também tem algumas desvantagens. A principal desvantagem de um trabalhador por conta própria é a irregularidade de sua renda. Na verdade, a renda do trabalhador por conta própria é baseada apenas nas missões que ele realiza. Se ele não consegue encontrar um trabalho, não tem renda, enquanto o funcionário ainda recebe seu salário mensal.

Além disso, ser freelancer requer mais envolvimento e organização. O freelancer deve ser capaz de fazer prospecção comercial regularmente para encontrar clientes. Ele nem sempre pode esperar que uma tarefa seja oferecida a ele.

Outra desvantagem a ter em conta é o tempo que o freelancer deve esperar para receber sua remuneração. Isto porque o estatuto de trabalhador por conta própria está sujeito a pagamento diferido no prazo de 45 dias.

O freelancer deve, portanto, levar em conta esse prazo para antecipar suas finanças. Ter uma excelente organização é, portanto, o ideal para um trabalhador por conta própria.

Quais são os estatutos legais do freelancer?

No Brasil, vários estatutos legais se aplicam ao status freelancer. Assim, pode escolher o estatuto que melhor lhe convier quando se tornar um trabalhador por conta própria. No entanto, é importante esclarecer que é obrigatório escolher um estatuto jurídico para trabalhar legalmente.

Você pode exercer como microempreendedor, em uma empresa individual, em uma sociedade limitada, etc… Aqui estão os estatutos legais para se tornar um freelancer.

O status de microempreendedor

Permite que um freelancer se declare como um microempreendedor para trabalhar por conta própria. Este estatuto legal é particularmente apreciado devido aos seus muitos benefícios.

Por exemplo, um microempreendedor não paga impostos sociais se seu volume de negócios for zero. Além disso, pode escolher a frequência de pagamento das contribuições sociais: trimestralmente ou mensalmente.

A empresa individual

O freelancer também pode escolher o status legal da empresa individual. Esta é dirigida apenas pelo freelancer em seu próprio nome. Você não precisa acumular um capital mínimo para fundar seu negócio individual. Para um freelancer, a criação de uma empresa individual tem várias vantagens.

É relativamente simples de construir, como também a sua estrutura é particularmente flexível. Ao contrário do status de microempreendedor, não há limite de receita.

Você deve estar ciente de que pode criar uma empresa individual ou uma empresa individual de responsabilidade limitada.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email

Preencha os campos abaixo que entraremos em contato!