Como Tornar Seu Hobby Lucrativo? Saiba como!

Você tem uma habilidade, um talento, um know-how que usa, muitas vezes sem estar realmente ciente disso, em um hobby, e pode achar que essa qualidade, e o prazer que você ganha com ela, não têm nada a ver com a noção de dinheiro ou rentabilidade. Aqui estão algumas referências e dicas para saber se pode rentabilizar uma atividade de lazer e transformar o seu talento num negócio.

Uma ideia de negócio pode evoluir de várias maneiras, mas um dos cenários comuns que vemos é a pessoa que procura transformar o seu hobby em um negócio.

Provavelmente, começaram a fazer artesanato, jóias, bolos, etc… para dar aos seus amigos e familiares como presente, nunca com a intenção de os vender, e, claro, receberam elogios entusiasmados. Tão encantados com os presentes, seus amigos e familiares costumam dizer “você já pensou em transformar seu hobby em um negócio?” à pessoa. “Eu conheço tantas pessoas que os comprariam.”

Enquanto alguns podem simplesmente ignorar a sugestão, outros começam a pensar “Posso realmente fazer isto? Os meus produtos vão realmente vender? E por onde começar?”. A resposta é simples, você deve primeiro avaliar sua ideia de negócio.

Como avaliar sua ideia de hobby como um negócio

Avaliar a sua ideia de negócio não significa determinar se é uma boa ou uma má ideia, mas é determinar se existe um mercado para o seu produto, quanto dinheiro precisa para iniciar e gerir o negócio, e quem são os seus concorrentes. Você deve saber:

  • Criar um perfil de cliente;
  • Como seu produto ou serviço resolverá um problema para seu cliente;
  • Definir como e onde você vai vender para clientes em sua região;
  • Quem são seus concorrentes e o preço que eles cobram;
  • Preços e custo do seu produto;
  • Identificar as tendências do setor que podem ajudar ou prejudicar seu negócio;
  • Leis e licenças governamentais aplicáveis à sua empresa;
  • Estratégias de marketing e vendas;
  • E os recursos necessários para fazer o negócio funcionar e crescer.

Obtenha a ajuda e o treinamento de que você precisa para tornar seu hobby lucrativo

Depois de completar este exercício, estará melhor preparado para criar o seu plano e compreender melhor o que é iniciar um negócio.

Mas não tenha medo! Você não é obrigado a fazê-lo sozinho. Há uma série de ferramentas e recursos à sua disposição para o ajudar ao longo do caminho. E estamos aqui para o ajudar.

Alguns desses grandes hobbies transformados em empresas incluem:

  • Produtos para o corpo artesanais;
  • Jóias;
  • Salão.

Então vá em frente! E não se preocupe se sua ideia não funcionar, existem outras opções. Um dos maiores traços dos empresários de sucesso é a sua capacidade de tentar novamente. Se no final do processo sua ideia de negócio não parece viável, por que não considerar outra forma de monetizar seu hobby? Por exemplo:

  • Ensine aos outros como fazer o que você gosta, ministrando educação ou treinamento na região;
  • Crie uma loja online vendendo acessórios chave para outros que compartilham o mesmo hobby;
  • Em seguida, escreva sobre o seu hobby para revistas ou para um blog;
  • Avalie ou repare itens relacionados ao que você gosta.

Portanto, um passatempo é uma parte importante de uma ideia de negócio porque lhe dará uma janela para o que já gosta e aprecia mais naturalmente.

Quais os benefícios em transformar seu hobby em um negócio?

Pode haver muita alegria em criar rendimentos a partir de algo que se possa fazer de graça. Há também vantagens práticas. Provavelmente você já terá muitas competências, experiências e relações pessoais necessárias para ter sucesso. Agora só precisa das ferramentas e recursos para o rentabilizar.

Persiga seu sonho e enfrente as críticas

A priori, todos os hobbies são monetizados e podem se tornar por direito próprio uma atividade profissional: jardinagem, bricolage, treinamento, gestão… Na verdade, você pode monetizar tudo o que agrega valor aos outros. Claro, mesmo que você esteja convencido de que possui esses ativos, você deve superar o medo de empreender, embarcar e correr riscos.

No entanto, em caso de fracasso, você deve enfrentar os olhos dos outros e sua apreciação ou crítica. Outros não hesitam, porque realizar essa operação muitas vezes é como perseguir seu sonho e, como em qualquer empresa, você deve pensar bem antes de começar.

Faça um plano de ação

Como em qualquer atividade, você deve projetar um plano de ação que modificará e adaptará à medida que avança: na verdade, você define sua estratégia e se prepara para evoluí-la.

Por outro lado, você  pode começar a sua nova atividade a tempo parcial, e com base nos resultados, mudar gradualmente para tempo integral. Este início suave permitirá que você teste seu mercado, a relevância de sua proposta em termos de qualidade e preço, e acima de tudo, economizará um retorno que você capitalizará para usá-lo quando der o salto.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Print
Email

Preencha os campos abaixo que entraremos em contato!